17.12.08

Quebrabdo o Encanto.....

Nunca imaginei que fosse ficar chocada com uma situação dessas...


Sou voluntária em uma escola primária, aqui na rua da minha casa, vou lá todos os dias brincar com as crianças. Faço com elas jogos e brincadeiras que estimulam a criatividade e a desinibição. Inspiro-me em alguns jogos do Z.É., o espetáculo é tão bom e completo que dá aproveitar muita coisa para fazer com as crianças.
Último dia de aula. Confraternização. Festa. Papai Noel. A escola levou o Papai Noel para dar bala e anotar os pedidos da criançada. Que idéia legal. É fundamental fazer com que a criança realmente seja criança, é fundamental deixar que a criança acredite em Papai Noel, em coelho da páscoa, em príncipe, princesa, fadas, duendes, bruxas e seres encantados. Eles são o portal do mundo real para o mundo encantado. Quem nunca sonhou em ser uma princesa? Em encontrar um príncipe? Ou então ficou com medo de comer uma maçã depois de assistir Branca de Neve? A magia de cada um desses personagens é importante para que nossa imaginação descanse das preocupações reais. Pois bem!
A festa estava uma delícia, muitas coisinhas gostosas para comer, as crianças estavam se divertindo àbeça. Eis que chega o momento mais aguardo (para nós adultos!) Para elas, as crianças, era surpresa a vinda do Papai Noel, nós adultos é que ficamos ansiosos para ver qual a reação dos pequenos diante daquele velinho gordo vestido de vermelho!
O alvoroço foi grande, os pequenos cercaram o jovem-velho, o encheram de perguntas e de quebra ainda ganharam um saquinho com bala, pipoca e pirulito. Ver nos olhos daquelas crianças a satisfação por estarem no mesmo lugar, de tocar em um personagem do nosso imaginário chegou até ser emocionante. As risadas, gargalhadas eram tantas que por alguns instantes me senti criança.
O tempo passa, a agitação diminui aos poucos, elas parecem se acostumar com a presença do jovem-velinho. Entro no banheiro e encontro uma das minhas pequenas chorando, em prantos, não, não exagero, o choro era real e de tristeza. Pergunto-lhe o que aconteceu para tanto desespero. Resposta “a menina me falou que papai Noel não existe que ele é mentira”. Cortou-me o coração ouvir e ver seus olhinhos transbordando em lágrimas.
Por que fazer isso com uma criança?Qual a necessidade de quebrar o encanto da imaginação? Não culpo a criança que lhe disse isso, afinal se ela acha isso é porque os pais fazem com que ela viva desde pequena na realidade dura e cruel. Mas por quê?
Nessa escola eles têm de 5 a 10 anos e posso dizer a vocês que até os alunos de 10 anos se divertiram muito com o Papai Noel, acreditando ou não que ele existe.
Pequei-a pela mão e levei-a de encontro com o Papai Noel, ela o abraçou, ainda chorando cochichou algo em seu ouvido e ele também cochichou algo no ouvido da pequena. Percebi que ela ficou um pouco mais calma. Perguntei então “agora você continua acreditando que ele existe?”, com lindo sorriso apenas balançou a cabeça em sinal de positivo.
O que se ganha ao fazer uma criança de apenas 6 anos deixar de acreditar que Papai Noel? Deixem as crianças sonharem, imaginarem, as deixem acreditar no que não existe. É a hora delas. O momento em que elas têm para isso. A infância passa tão rápido. Deixem o encanto se quebrar aos pouco, porém sem deixar marcas e feridas. Com a vida corrida de hoje, o mundo deixou de sonhar e imaginar, não é atoa que os que ainda tem a capacidade de sonhar são chamados de louco e insanos. Pois bem, vamos contribuir para que os pequenos sejam um pouco “loucos” pelo menos nessa fase. Deixem com que sonhem, que imaginem, que brinquem com o não real, não quebrem o encanto!

6 comentários:

Cynthia disse...

É, tem que deixar a criança aproveitar essa época... na qual ela pode sonhar e acreditar em tantas coisas que com o tempo passam e perdem o encanto que antes tinham.

Acho que eu choraria que nem ela se me dissessem que Papai Noel não existe. Eu amaava o Natal!

;*

Ana Gabi disse...

Putz!


Eu tenho 25 anos e tenho meus sonhos e fantasias até hoje, viu?! Só mudei de personagens e situações, mas ainda creio no mundo da fantasia! Sonhar e fantasiar é bom demais! Ainda mais se tratando de criança!

*Carol Ribeiro* disse...

Ana eu ainda tenho meus sonhos e fantasias...acho isso muito importante para conseguir viver um pouco melhor....

Ai fico revoltada quando fazem isso com as crianças!

Gutow. disse...

Concordo com o teu post.
Quando eu era criança, tinha por volta de 6 anos, minha prima três anos mais velha que eu, me contou que Papai Noel não existe, eu não fiquei como essa guria, mas admito, fiquei chocado e cometi um erro. Fui correndo pra casa e contei à minha irmã dois anos mais nova que eu, ela sim, teve a mesma reação que essa guria do teu post.

Felipe Lucchesi disse...

Nossa,eu chorei tanto quando descobri sobre papai noel !!!!Deveríamos acreditar sempre !!!

Felipe Lucchesi disse...

Oi Carol ! Hoje resolvi rever os comentários no meu blog e linkar a nata que comenta bem e escreve bem.Gosto do seu blog também e o linkei no meu tá?! Se puder e quiser,pode linkar o meu no seu.Beijos !